Por que contratar uma consultoria de franquias?

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Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2017, o mercado de franquias movimentou mais de 163 bilhões de reais, distribuídos entre mais de 146 mil unidades de negócio, no Brasil. Esses números se dão graças à inovação constante no mercado, facilitada pelo suporte de consultorias de franquias.

 

O que é uma consultoria de franquias?

Uma consultoria de franquias é, basicamente, uma empresa externa que presta serviço a redes de franchising. Sua principal atividade é diagnosticar a situação da franquia, com o intuito de recomendar mudanças estratégicas, metodológicas e estruturais ao negócio baseando-se nas informações obtidas.

Em outras palavras, o grande objetivo de uma consultoria de franquias é promover o desenvolvimento sustentável do empreendimento. Isso é viável porque empresas de consultoria dispõem de experiência e conhecimentos que, frequentemente, os franqueados e até mesmo os franqueadores não detêm.

Sendo assim, uma consultoria é responsável por qualificar tanto os gestores quanto os colaboradores, apresentando a eles qual é o melhor caminho a ser seguido para que o seu negócio se fortaleça no mercado.

 

Qual é a importância da consultoria de franquias para o sucesso dos negócios?

A estruturação, expansão do negócio e gestão — contábil, fiscal, processos, pessoas etc. — estão entre os principais serviços que são oferecidos pela consultoria de franquias. Seu trabalho é fundamentalmente necessário para a estruturação adequada da franquia, já que faz parte dele a análise do segmento no qual a franquia está inserida, sua viabilidade e como ele poderá se estabelecer de modo estratégico no mercado de franchising.

Em outras palavras, isso significa que uma consultoria de franquias prestará suporte em todos os processos os quais o negócio tiver necessidade. Além disso, desenvolverá uma análise mais aprofundada que será capaz de propor melhorias e ajustes precisos e estratégicos, facilitando a atuação da empresa no mercado.

Como funciona a consultoria de franquias?

Para entender como funciona uma consultoria de franquias é preciso compreender que existem diversas áreas de atuação a serem exploradas nesse segmento. Por exemplo, se você é um franqueador, pode contratar uma consultoria para expandir seu negócio ou para auxiliar na gestão da sua rede de franquias.

Por outro lado, se você está interessado em empreender em uma franquia, pode contratar uma consultoria de mentoria para acertar o direcionamento, reduzir os riscos e promover a confiança e o equilíbrio necessários para buscar pela melhor oportunidade.

Existem, ainda, consultorias para estruturar os processos financeiros, contábeis, fiscais e diversos outros segmentos. Como o leque de opções é extenso, o que vai determinar a melhor escolha para o seu caso é a atual situação em que você ou sua empresa se encontram no momento e quais são os objetivos almejados.

 

O que esperar de uma consultoria de franquias?

Obviamente, tomar a decisão de contratar uma consultoria de franquias nem sempre é uma tarefa fácil. Essa dificuldade se impõe, maioritariamente, graças à falta de conhecimento sobre como quais são os benefícios da sua contratação e o que se deve esperar do serviço.

Contudo, contratar uma consultoria de franquias pode trazer para a sua rede algumas práticas, experiências e conhecimentos que agilizarão o alcance dos objetivos traçados.

Confira:

Mais praticidade na implementação de inovações

De acordo com a 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, elaborada pela ABF em conjunto com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), mesmo durante a crise econômica as franquias do Brasil se mostraram inclinadas a investir nos seus respectivos negócios. Dentro do contexto da pesquisa, a adesão de técnicas de gestão e de organização do trabalho se localizou no topo das preferências.

Realmente, ao contratar uma consultoria de franquias, as empresas dispõem de mais facilidade e praticidade em efetuar inovações, o que é crucial para seu crescimento no mercado.

Amplo conhecimento de mercado

Por mais que o gestor conheça profundamente o segmento de mercado em que a sua empresa atue, provavelmente ele não detém conhecimento aprofundado sobre todas as áreas que a gestão administrativa compreende. Isso porque os setores são bastante distintos, como gestão de pessoas, marketing, vendas, contabilidade e vários outros.

A partir do momento em que o empresário opta por contratar uma empresa de consultoria de franquias competente, ele automaticamente faz com que seu negócio se desenvolva em todos os sentidos.

A razão disso é que uma consultoria eficiente conta com consultores com experiência em todas as pontas deste mercado — tendo atuado como franqueado, franqueador, colaboradores de redes de franquias e empresas prestadores de serviços para o segmento. Isso proporciona uma visão amplificada, o que oferece maior agilidade no desenvolvimento da estratégia para que a franquia cresça.

Suporte na tomada de decisões

O processo de tomada de decisões deve ser perfeitamente estruturado, afinal de contas, qualquer passo na direção errada pode resultar em problemas que prejudiquem a continuidade do negócio. Entretanto, não basta apenas ter informações detalhadas para embasar as suas decisões. Na maioria das vezes, a visão externa é de suma importância.

A consultoria em franquias pode ser crucial, pois também analisa o ambiente externo que ronda o negócio, proporcionando mais eficácia na tomada de decisão. Com isso, ela consegue ajudar os gestores não só em suas estratégias, mas, também, em suas táticas operacionais de mercado.

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