O que leva uma franquia a dar errado?

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Apesar do bom momento vivido pelo setor, e das facilidades que ele traz por ser um modelo já testado, investir na área não é garantia de sucesso.

Conheça aos principais elementos que podem resultar no fracasso de uma franquia.

 

Desconhecimento do sistema de franquia

A grande maioria dos erros tem uma única origem: desconhecimento do que é o sistema de franquia. Muitos interessados em adquirir uma unidade mal sabem seus direitos e deveres, e sem isso não é possível cobrar o franqueador.

Assim, depois que o negócio é fechado, ele se dá conta de que a rede não tem um território definido, por exemplo, e sofre com um concorrente da própria marca.

Avaliação financeira equivocada

Outra parte considerável dos problemas vem da falta de uma avaliação criteriosa do plano de negócios, especialmente em relação à parte financeira. Os números de faturamento e gastos divulgados pela franqueadora são sempre muito genéricos.

É preciso fazer um estudo específico para cada situação, pois os custos são diferentes em cada cidade e a expectativa de faturamento é afetada por fatores como ponto comercial.

Falta de capital de giro

Em consequência da falta de planejamento, muitos franqueados enfrentam problemas por não terem capital de giro suficiente para manter a operação. O ideal é ter pelo menos o equivalente a três meses para suportar folha de pagamento e despesas operacionais.

E pela condição que o país enfrenta hoje, não é uma boa opção buscar isso junto aos bancos, pois os juros estão muito altos.

Marca não é tudo

Não adianta achar que, por comprar uma marca que já é famosa, você vai ter sucesso com pouco trabalho. O trabalho é sempre maior do que se você fosse empregado, e se o cliente for mal atendido ele não volta mais.

A vantagem da franquia é que ela permite que o franqueador passe um caminho básico a se trilhar, mas é preciso seguir estas determinações à risca para dar certo.

Ponto comercial ruim

A escolha equivocada de um ponto comercial é meio caminho para um negócio dar errado, especialmente no varejo.

Antes de assinar o contrato, verifique se a franqueadora tem uma boa definição do conceito do negócio e do perfil do público alvo, e leve isso em consideração na hora de definir um ponto. Não adianta colocar uma loja com perfil de classe A em um bairro de classe C.

Um bom ponto não é garantia de sucesso, mas minimiza os riscos. Shoppings sempre são bons. Se a for loja de rua, a via deve ser de mão dupla, ter bom fluxo de pedestres e contar com polos comerciais e residenciais na região. A fachada do imóvel também não pode ficar muito escondida, pois sua marca não vai ter boa exposição.

Perfil inadequado

O sucesso de uma franquia depende muito do perfil do franqueado. Por isso, se a pessoa não está disposta a abrir mão dos finais de semana, não adianta abrir algo em uma praça de alimentação de um shopping.

Antes de tudo, é fundamental pensar no tipo de negócio em que você vai se enquadrar melhor. Não adianta olhar apenas para a marca, ou para a expectativa de retorno que ela traz.

Administrar à distância

Não estar à frente do negócio e colocar um gerente para administrar nunca é o melhor caminho. Você precisa entender o que está operando, quais as dificuldades do dia a dia. Sem saber executar as tarefas da franquia você não vai conseguir cobrar adequadamente dos seus funcionários.

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