O que faz uma Consultoria Empresarial?

GMoreira Gestão EmpresarialSem categoriaO que faz uma Consultoria Empresarial?

Primeiramente, é necessário desmistificar alguns aspectos da consultoria empresarial:

1 – Consultoria não é um luxo acessível apenas para poucas empresas.

2 – Os consultores não tomarão o controle da empresa. A tomada de decisão continuará sendo de responsabilidade daqueles que dirigem a empresa.

3 – Uma consultoria empresarial pode ser contratada por empresas de todos os portes.

4 – Existem diversas modalidades e técnicas de trabalho, que podem ser aplicadas de acordo com as características da empresa e objetivos do cliente.

Resumindo, qualquer empresa pode contratar uma consultoria empresarial, basta identificar qual a mais adequada à sua realidade e objetivos.

É comum que muitos empresários apresentem certa resistência quanto à contratação de algum dos tipos de consultoria empresarial. Isso ocorre porque acham que os mesmos métodos de gestão serão sempre suficientes para resolução de problemas ou para o alcance de resultados satisfatórios.

Uma consultoria eficiente é capaz de elevar o negócio a um novo patamar e agregar valor ao empreendimento. Com um serviço competente, a empresa conseguirá:

  • Identificar gargalos e falhas processuais
  • Gerenciar crises financeiras ou de imagem
  • Elaborar estratégias que aumentem a receita e diminua as despesas
  • Impulsionar a produtividade
  • Colocar as finanças em ordem

Inicialmente, toda consultoria faz um diagnóstico organizacional para analisar a estrutura, identificar gargalos e avaliar melhorias a serem feitas. Após isso, haverá um aprofundamento dessa análise com base no tipo de consultoria contratado.

4 tipos de consultoria empresarial

Confira agora os 4 principais tipos de consultoria empresarial e saiba como eles podem ser úteis para o seu negócio.

1 – Consultoria de gestão empresarial

Como dito anteriormente, o mundo dos negócios é muito dinâmico e passa por constantes transformações que acompanham o atual cenário econômico.

Os desafios diários que os gestores enfrentam precisam ser encarados de maneira estratégica a fim de evitar prejuízos e danos.

Dessa forma, o consultor de gestão empresarial tem capacidade para encontrar as soluções das quais a empresa precisa e identificar oportunidades de crescimentomelhorias.

2 – Consultoria de finanças

O caixa é a parte mais sensível de qualquer negócio. Por isso, é preciso dedicar uma atenção especial àquele que mantém a empresa de pé.

Contratar um consultor financeiro pode ser a solução para empresas que não conseguem sair do vermelho ou que não tem obtido sucesso em poupar recursos para investir no próprio crescimento.

A consultoria de finanças desenvolverá políticas internas e diferentes ações para organizar, planejar e controlar as atividades do setor por meio de um planejamento estratégico financeiro.

3 – Consultoria de marketing

Dentre os tipos de consultoria organizacional, esse é mais procurado pelas empresas que atuam diretamente na área comercial. Geralmente, a consultoria de marketing é contratada quando os resultados de vendas não saem conforme o esperado.

O profissional consultor fará a elaboração de um diagnóstico para compreender os fatores que estão interferindo nos objetivos da empresa que, nesse caso, são as metas vendas.

De posse dessas informações, será desenvolvido um plano de marketing com ações para solucionar os problemas identificados e atingir os objetivos propostos.

A consultoria de marketing pode ser útil também para as empresas que querem ganhar visibilidade no mercado, que desejam ser reconhecidas ou que querem firmar sua identidade e posicionamento.

4 – Consultoria de recursos humanos

É sempre bom ter em mente que as empresas são feitas por pessoas. São os colaboradores que fazem tudo funcionar.

Pensando assim, o consultor de RH ajudará a empresa a identificar e a compreender as demandas do quadro de funcionários e das competências que a empresa precisa desenvolver.

Veja alguns questionamentos importantes:

  • É preciso contratar?
  • É preciso demitir?
  • Como são as condições de trabalho?
  • Vale a pena investir em cursos e treinamentos?
  • O que pode ser feito para melhorar a performance dos funcionários?

As respostas dessas e de várias outras perguntas serão essenciais para a elaboração de um diagnóstico e para a definição de ações planejadas.

A GMoreira Consultoria Empresarial possui mais de 20 anos de experiência em Gestão Sustentável e Saúde Empresarial, realizando uma análise completa da empresa e garantindo que todas as áreas funcionem em harmonia para obter excelência em suas atividades.

 

Leave a comment