Gestão Patrimonial

15 setembro 2017 Posted by Gmoreira Serviços
Gestão Patrimonial

Na Antiguidade, quando uma pessoa partia seu legado passava como herança aos filhos ou parentes. O “processo” (se é que podemos chamar assim) era automático e a herança recebida dos pais (os pater, patris) ficou conhecida por Patrimônio.

Ao longo do tempo o termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, não necessariamente tendo a ver com herança. Hoje, em pleno século XXI, patrimônio tem a ver com bens, direitos e obrigações de uma empresa ou pessoa.

Falar sobre patrimônio é tão importante quanto o Balanço Patrimonial (BP), juntamente com o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC).

Com a Gestão do Patrimônio é possível saber a quantidade e o valor dos ativos (bens e direitos) e passivos (dívidas e obrigações) da empresa ou pessoas ‘físicas, bem como se o patrimônio acumulado está em ascensão ou declínio.

Não ter um Controle Patrimonial pode colocar em dúvida à credibilidade da organização ou o seu futuro como pessoa física, pois compromete a apresentação de resultados financeiros.

Gestão Fortunas

Pode parecer estranho, mas muitos milionários sabem ganhar dinheiro, porém têm dificuldade em administrá-lo. Isso acontece, por exemplo, no caso de um jovem empresário que tornou-se rico ao criar uma startup — seu talento está no empreendedorismo, não na gestão das enormes quantias de dinheiro que o sucesso lhe trouxe. Há também famílias de posses que não conseguem decidir qual membro cuidará dos bens do clã. Nesses dois casos, e em vários outros, entra em cena um profissional que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil: o Gestor de Fortunas.

“Conforme as estatísticas da Anbima [Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais], a gestão de fortunas no Brasil possui um patrimônio de 740 bilhões de reais”, afirma João Albino Winkelmann, diretor da área de private banking do Bradesco. “Embora essa indústria tenha experimentado um crescimento importante na última década quando comparada com os países desenvolvidos, percebemos que o Brasil ainda possui um setor relativamente pequeno — e por isso mesmo, com grande potencial.”

A GMoreira oferece a Gestão Patrimonial e de Fortunas para que você tenha tranquilidade e segurança, garantindo um nível de gestão mais consistente do seu patrimônio mobiliário, imobiliário e de recursos financeiros (em espécie; títulos e valores mobiliários; aplicações financeiras e outros).