Como posso transformar minha empresa em uma franquia?

GMoreira Gestão EmpresarialSem categoriaComo posso transformar minha empresa em uma franquia?

 

Você que possui um bom negócio já deve ter se questionado sobre a possibilidade de transformá-lo em um franquia, não é? Além da receita gerada pela taxa de franquia há uma receita recorrente devido aos royalties e também o fortalecimento da marca. Uma franquia também aumenta o poder de negociação com os fornecedores. Maravilha, né?

Então, o que está faltando para você? Neste artigo iremos responder estas três perguntas:

Como transformo minha empresa em uma franquia?

Por onde começo?

Quanto custa esse processo?

 

1 – Como transformo minha empresa em uma franquia?

Tudo inicia em uma análise de franqueabilidade. Se você estiver com receio devido ao tamanho da sua empresa, saiba que micro e pequenas empresas podem ser excelentes franqueadoras, sendo conhecidas inclusive como microfranquias, que estão com grande aceitação atualmente, uma vez que o custo de ser um franqueado é menor.

2 – Por onde começo?

O processo de transformação de uma empresa em franquia, chamado formatação de franquia, é realmente complexo. Apesar de não ser um trabalho simples e rápido, com um planejamento adequado, trabalho sério e orientações corretas, pode ser realizado por qualquer um com determinação de expandir sua empresa. A primeira etapa é a análise de franqueabilidade, depois há uma série de etapas para o processo de formatação.

3 – Quanto custa esse processo?

O valor do investimento depende de fatores como: nível de gestão da empresa, complexidade do negócio, necessidade de serviços de outros profissionais (nutricionista, arquiteto, etc), conhecimento prévio sobre franchising, etc.

Fazendo uma média, o custo do trabalho de uma consultoria para formatação de franquia gira em torno de 50 mil reais. Sabemos que infelizmente, muitas empresas apesar de serem lucrativas não podem dispender de uma quantia dessas e por isso acabam perdendo a oportunidade de ter um negócio lucrativo.

Por isso, daremos mais dicas nos próximos artigos de como ser um franqueador, diminuindo seus custos. Fique de olho no nosso blog!

Enquanto isso, você já pode conferir algumas dicas sobre como ser um franqueador, neste site aqui.

 

 

Leave a comment