Como otimizar o espaço da minha empresa?

GMoreira Gestão EmpresarialGestão de EstoquesComo otimizar o espaço da minha empresa?

Como melhorar o ambiente de sua empresa?

Atualmente, há um número crescente de empresas surgindo no Brasil. Cada vez mais, torna-se necessário se destacar no mercado para que se possa crescer frente a tantas outras empresas, que muitas vezes são concorrentes. Uma das maneiras de melhorar internamente a sua empresa é organizando os seus dispositivos, de forma a otimizar os seus processos.

 

Há três formas de se arranjar o espaço para otimizá-lo e melhorá-lo:

layout por produto organiza as máquinas de acordo com a necessidade de produção. Esse arranjo é conhecido como produção em série onde o produto é formado na linha de montagem progressivamente. Dessa forma, não há intensa movimentação dos funcionários, sendo necessário apenas a correta disposição das máquinas.

layout por processo oferece flexibilidade para diferentes produtos. Disponibiliza ferramentas e equipamentos numa sequência fixa, de modo a produzir uma série de produtos com finalidades diferentes.

No layout por posição o produto permanece fixo num local. Seus componentes são produzidos em outro espaço e levado para a área de produção da montagem final.

A escolha do layout depende das características, quantidades e necessidades da produção. Além disso, depende também dos recursos e benefícios pretendidos. No entanto, o layout é apenas uma das etapas do processo de otimização.

 

Dicas para otimizar o ambiente do seu estabelecimento

1 – Separe tarefas e processos

Não deixe que muitas tarefas e processos se acumulem no mesmo local, a não ser que seja imprescindível. Quanto mais tarefas no mesmo local, maior o número de processos que ocorre ali, consequentemente a chance de se ter um choque entre os eles é maior.

2 – Utilize todo o seu espaço

Não se esqueça que cada centímetro quadrado do seu estabelecimento pode ser totalmente funcional. Portanto, se há algum espaço sendo inutilizado, crie já uma utilidade para ele. Para isso, é importante ter também móveis e equipamentos adequados para o tipo de espaço de trabalho.

3 – Cuidado com a proximidade dos processos

Muitas vezes existem processos que não podem ocorrer perto uns dos outros, visto que eles podem se influenciar negativamente ou gerar um fluxo de pessoas excessivo. Por isso, se atente para que isso não aconteça, um exemplo clássico e simples é não deixar um freezer perto de uma caldeira e um estabelecimento alimentício.

4 – Mantenha seus processos mapeados

É importante que todos os processos dentro de sua empresa estejam mapeados e modeladosde maneira correta. Isto além de ajudar a encontrar novas soluções, facilita o controle e supervisão dentro do seu estabelecimento.

5 – Procure melhorar a disposição interna de sua empresa

Procure sempre tentar novos rearranjos no ambiente da sua empresa buscando cada vez mais otimizar o resultado final. Para isso, é importante coletar sugestões de quem trabalha diretamente em determinada área, pois o funcionário terá uma visão mais realista das atividades que realiza no dia-a-dia e identificar problemas no fluxo das mesmas.

Leave a comment